segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Maria Irce Gomes de Sousa

Vivemos em um mundo globalizado, que constantemente sofre mudanças em todos os aspectos. E no aspecto tecnológico, essas mudanças têm provocado alterações na realidade social, o que exige reformas no processo educacional.
Pois a educação tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, principalmente neste século onde os avanços tecnológicos exigem profissionais da educação cada vez mais qualificados.
Portanto, a realização de formação continuada para os professores na área tecnológica é mais que uma necessidade, é uma exigência da função, pois entendemos que a revolução tecnológica e a globalização determinam que, para alcançar padrões mínimos de qualificação profissional e até mesmo de acesso ao mundo do trabalho, é necessário conhecer e utilizar as novas tecnologias.
Com isso, os professores poderão se aproximar do universo dos alunos e estes constantemente se interagem com o mundo através da internet e estão cada dia mais dedicando suas horas aos novos recursos tecnológicos, se interessando mais pelas imagens, sons e mensagens do que pelas atividades propostas em sala de aula.
Sabe-se que os problemas do ensino não depende somente da formação de professores em tecnologias, mas entende-se que a função do professor, nesse contexto, é mais do que fundamental, pois é um criador de ambientes de aprendizagens e de valorização do educando. Segundo Nunes (1998) “a cooperação entre saberes, artes e técnicas, por um lado e a tecnologia da informação por outro representam o novo potencial da educação neste século.” Neste sentido, observa-se que a escola necessita sofrer mudanças referentes a sua proposta educacional de forma que assegure atuação mais moderna com aprendizagem mais significativa para os alunos. Pedro Demo em entrevista com a Nota 10, diz que “a grande mudança começa com os professores... todas as mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor, ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.” Enfim, observa-se que os instrumentos tecnológicos se desenvolvem e se diversificam sem parar. Eles se impõem no dia a dia das pessoas e não podem ser ignorados nem considerados com desprezo, portanto, a escola deve estar preparada para não perder sua função social.

2 comentários:

  1. OLÁ MARIA IRCE,
    O seu texto sobre possóveis mudanças e contribuições das técnologias em nossa vida , pois vivenos num mundo globalizado e sabemos que as tcs são necessárias em nossa vida . Elvirene.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ COLEGA IRCE,
    Gostei muito da sua síntese sobre o tema pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das TIC,pois acredito que elas são de fundamentais importância para a nossa vida .Elvirene .

    ResponderExcluir