quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

Diante da velocidade que as informações deslocam-se e de um mundo em constantes transformações, exige-se também um sistema educacional com profissionais inovadores, abertos para novas aprendizagens. Neste sentido, deve-se não apenas favorecer o desenvolvimento de competências específicas de cada disciplina contempladas no currículo escolar, mais orientar e incentivar a comunidade escolar quanto a necessidade de desenvolver competências para a gestão das tecnologias.
Participar do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, está sendo mais que uma oportunidade de adquirir conhecimentos, está ainda atendendo a uma exigência da profissão que requer hoje educadores sensíveis e abertos a inserção das TICs no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, o referido curso tem sido um despertar para uma aprendizagem continua. Aprendi que tenho que aprender constantemente, caso contrario ficarei a margem do desenvolvimento e até mesmo do processo educacional.
No decorrer do curso me deparei com inúmeras dificuldades, desde a falta de domínio de algumas ferramentas tecnológicas ao cumprimento de prazos para a realização das atividades, o que exigiu um exercício constante de conciliação entre as tarefas do curso e as atividades referentes à rotina de trabalho. Mas a persistência, a força de vontade, o incentivo das tutoras e as contribuições das colegas de curso foram suficientes para que todos os obstáculos fossem superados.
Mesmo com os entraves apresentados o curso oportunizou uma mudança significativa na minha pratica pedagógica, tive a oportunidade de conhecer diversas ferramentas tecnológicas, e midiáticas já existentes no ambiente de trabalho, porém não exploradas.
Com certeza o curso Ensinando e aprendendo com as TIC proporcionou-me mais que teoria e pratica, favoreceu também, integração. Através da realização das atividades, dos blogs e fóruns houve uma aproximação entre profissionais da educação das escolas/DRE e SEDUC, valorizando e incentivando a troca de experiência entre educadores.
Diante do exposto, percebe-se que as inovações tecnológicas tem implicado em transformações nas mais diversas áreas, mas no contexto educacional tem permeado em marcha lenta, porém configurando um novo cenário para o processo de ensino e aprendizagem que exige do professor constante formação na tentativa de se aproximar do universo dos alunos que está bem mais globalizado do que o contexto educacional, pois a cada dia as crianças e jovens estão mais acelerados em termos de domínio dos novos recursos tecnológicos, se interessando mais pelas imagens e mensagens do que pelas atividades que estão sendo propostas em sala de aula.

Maria Irce Gomes de Sousa

Um comentário:

  1. Olá Maria Irce.

    Fico contente que tenha aprendido com o curso, destaco essa sua fala no memorial: "o curso Ensinando e aprendendo com as TIC proporcionou-me mais que teoria e pratica, favoreceu também, integração. Através da realização das atividades, dos blogs e fóruns houve uma aproximação entre profissionais da educação das escolas/DRE e SEDUC, valorizando e incentivando a troca de experiência entre educadores."

    Esse resultado que você apresenta é muito importante.

    Continue inovando.

    Abraços!

    Rosita

    ResponderExcluir