quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aprendizagem como atividade continua


Saber como aprende e como atua diante de uma nova situação de aprendizagem ou de um problema inusitado. Isto implica entender a aprendizagem segundo uma abordagem sócio interacionista.
Ao interagir com o discurso de Valente, vejo que enquanto aprendiz preciso compreender e praticar mais as diferentes maneiras e os vários tipos de ambientes da aprendizagem.
Os argumentos utilizados pelo autor acima mencionado melhoram o entendimento com relação à dicotomia entre conteúdos e usos das TIC, pois ao enfocar o uso da Tecnologia, Informação e Comunicação como objeto da troca de experiências, não quer dizer o refutamento de conteúdo, mas como usá- los segundo a nova visão de currículo. Isso nos faz compreender o que significa Currículo integrado e que a flexibilidade é uma peça fundamental no ensino com as TIC.
Vejo que o nosso papel de professor precisa avançar mais, e como diz Valente o nosso maior objetivo é enfatizar as deficiências e tentar superá-las. O que fazemos em grande parte é proporcionar cada vez mais as situações ótimas de aprendizagem. Nisso acabamos em um ensino excludente limitando oportunidades. Acredito que este curso vai proporcionar a mim avanços profissionais e humanos; ajudando a melhorar a qualidade de vida dos educandos e de nós educadores.
Aprendi com As sereias do ensino eletrônico que a negação que fazemos ás Tecnologias, a inibição que proporcionamos na sala de aula e falta de conhecimento que temos com relação às TIC é uma forma de desumanizar. A partir dessas reflexões pretendo futuramente agir em favor de um ensino mais humano, mais político e com certeza mais atrativo.